Governo apóia a Conferência Internacional
Conferência Internacional atrai cerca de mil pessoas

Cerca de mil e duzentas pessoas participaram nesta terça-feira, 6/10, no Teatro Tobias Barreto, da Conferência Internacional Criatividade e Inovação: Uma Poderosa Vantagem Competitiva para Pessoas, Governo e Negócios.

O evento, que também lançou o projeto Aracaju, Capital Brasileira da Criatividade, reuniu pessoas e representantes interessados em aplicar os conceitos de criatividade em empresas, instituições e ações sociais. Este projeto coordenado pela Fundação Brasil Criativo (FBC), que há nove anos realiza fóruns, palestras, seminários e consultorias na capital sergipana e em outros Estados conta com o apoio de 15 empresas e instituições.

O Governo de Sergipe foi representado no evento pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana. O qual por ocasião do seu discurso na abertura do evento afirmou: Parabenizo esse tipo de ação. Sabemos que o trabalho da Fundação Brasil Criativo é muito sério, eu diria até que é praticamente um trabalho de evangelização, de mobilizar pessoas, instituições. Essa conferência tem então um significado muito especial, já que é uma excelente oportunidade para lidar com as temáticas da criatividade e inovação e para chamar a atenção das pessoas para o fato de que o caminho da inovação passa pelo despertar da criatividade de cada um.

De acordo com o presidente da FBC, Fernando Viana, o projeto Aracaju, Capital Brasileira da Criatividade tem por objetivo principal construir e manter ativa uma rede que envolve cidadãos, instituições públicas e privadas que ajudem a disseminar o conhecimento sobre criatividade na capital sergipana, além de causar grandes transformações na educação, nos negócios, na mobilização cidadã e no meio ambiente.

Para explicar melhor o que significa tudo isso, tivemos a ideia de trazer o palestrante William Shephard, devido ao seu trabalho de 20 anos em uma instituição que estuda criatividade e divulga o tema para o mundo inteiro. Ele tem renome mundial e acompanha a Fundação Brasil Criativo há quase dez anos, conhece o projeto. O momento aqui é fazer com que as pessoas entendam o que é criatividade e o que é inovação. Para inovar tem que criar, não se pode tirar a criatividade do contexto. Há uma diferença brutal entre criatividade e inovação, mas ambas são partes de um processo, declarou Fernando Viana.

Conferência

O conferencista William Shephard, que veio de Nova Iorque, é vice-presidente do Grupo The Creative Problem Solving Group, Inc. (CPSB). Em sua função, é responsável pelo contato com as organizações, clientes e gestão das relações das associadas e afiliadas da CSPB em todo o mundo. Já projetou e facilitou centenas de sessões de criatividade e inovação para uma ampla variedade de organizações empresariais.

O Movimento Aracaju Capital Brasileira da Criatividade é muito importante para os dias de hoje, pois a criatividade inspira as pessoas e traz progresso. Com esta novidade, as pessoas e os negócios envolvidos em Aracaju terão mais capacidade de resolver problemas e lidar com situações de mudança, pois terão aprendido como fazer isso. A Conferência Internacional Criatividade e Inovação: Uma Poderosa Vantagem Competitiva para Pessoas, Governo e Negócios fornece uma visão geral dos elementos essenciais que levam a um entendimento produtivo do poder da criatividade e da inovação e os resultados que eles produzem, resumiu Shephard.

Quem também participou do evento foi o Movimento Competitivo Sergipe (MCS), ONG que já realiza trabalhos com o Governo de Sergipe e se concentra na busca pela excelência em gestão. De acordo com o gerente executivo do Movimento, Roberto Diniz, a grande contribuição que a criatividade e a inovação pode dar a uma empresa, está no sentido de despertar um movimento dinâmico para que essa empresa possa se reinventar o tempo todo. Se conseguirmos passar para o empresário que a inovação não significa nenhum invencionismo absurdo, teremos uma grande evolução, especialmente na área de processos. O MCS pode contribuir com essa ação nas iniciativas de mobilização. Estamos participando agora, por exemplo, junto com o Sebrae, de um processo que trata de Agentes Locais de Inovação (ALIs), o que traduz a atuação concreta da inovação dentro das micro e pequenas empresas e pode implantar ações tecnológicas fundamentais para o desenvolvimento dos negócios, disse o gerente executivo.

Notícia Publicada no site do Governo do Estado de Sergipe.
http://www.se.gov.br

Endereço desta Notícia.
http://agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:16051/
governo_apoia_conferencia_internacional_criatividade_e_inovacao.html

<< Voltar