Desportista fala de como vencer as dificuldades utilizando a criatividade.
Thibério Menezes campeão sergipano de bodyboarding
A abertura dos encontros mensais na FBC foi um sucesso. No auditório membros, voluntários, amigos da FBC e integrantes da rede social do Movimento Aracaju Capital Brasileira da Criatividade estiveram presentes à primeira reunião anual que teve o tema "Jovens que amam o que fazem". O palestrante da noite foi o Thibério Menezes, jovem atleta de 19 anos, campeão sergipano de "bodyboarding", falou sobre os objetivos do esporte, como começou a sua experiências, as dificuldades que encontrou no caminho e como faz para superar todas essas dificuldades.
Falou sobre a dificuldade de obter patrocínio, posto que não exista ainda uma cultura disseminada dos empresários apoiarem desportistas. E até mesmo dos meios oficiais, posto que no Brasil os esportes mais apoiados pelas empresas são o futebol e o voleibol, uma vez que são as duas categorias de esportes que os atletas são classificados formalmente como profissionais.
Durante a sua explanação, Thibério explicou todas as fases da sua "jornada de guerreiro": a fase da inocência quando ficava pesquisando e sonhando sobre como se tornar um atleta do "bodyboarding"; a fase do "chamado à aventura" quando largou os estudos e começou a treinar, a ler e pesquisar mais ainda sobre o esporte; a fase da "iniciação", quando percebeu que para ser um bom atleta precisava cuidar do peso (foi uma criança obesa), cuidar da sua alimentação, dormir cedo e ter muita disciplina. Em seguida falou que buscava olhar para seus colegas de desporto como espelho, pessoas com as quais poderia aprender e ser tornar um similar, falou dos seus grandes ''aliados'' e dentre eles citou o seu pai, Gilberto Almeida que sempre foi o seu grande apoiador e aliado. Em seguida passa a discorrer naturalmente sobre a fase do "rompimento" quando percebe que para vencer precisar ter objetivos fortes, não deixar de se motivar, mesmo quando perdia um campeonato e sempre buscar descobrir o que aprendeu com aquela experiência. Quando ainda muito jovem começa a viajar sozinho em busca de outras experiências com outros desportistas e campeonatos. Thibério deixa bastante claro que nada foi difícil, mas que tem sido uma experiência muito boa para ele e certamente um grande enriquecimento para a sua vida. Finalmente, com os olhos brilhando fala das batalhas que venceu, dos campeonatos que perdeu, e dos seus momentos de "celebração", que caracteriza muito bem a última etapa da “jornada do guerreiro”.
Ao final, com o bom humor de sempre o jovem Thibério respondeu às muitas perguntas que lhe foram feitas e recebeu o convite oficial da FBC para compartilhar essa belíssima experiência com os jovens participantes do II Fórum de Criatividade para Adolescentes que acontecerá em Aracaju, de 14 a 16/04/2010.
A FBC, oficialmente, agradece ao palestrante e deseja-lhe muito sucesso nas suas novas batalhas.
<< Voltar
|